sábado, 13 de abril de 2013

Traumas - Part I

Sou, definitivamente, uma pessoa traumatizada. Até dá vontade de rir ao escrever mas, infelizmente, é verdade.


Quando erramos as pessoas mais próximas devem chamar-nos a atenção e fazer-nos perceber o erro que cometemos. É supostamente para isso que os amigos servem, para estarem ao nosso lado quer façamos bem ou mal, para enfrentar as boas e as más situações. Mas muitas vezes algumas pessoas de quem gostamos muito e que também gostam de nós, têm uma maneira muito dura e até maldosa de nos dizerem as coisas. Sempre ouvi determinadas pessoas apontarem-me o dedo, julgarem-me e fazerem-me sentir mal com alguns dos defeitos que tenho e agora, olhando de outra perspectiva, magoa-me perceber que essas pessoas nunca fizeram o esforço de tentar perceber o porquê de eu ter agido assim ou de ser assim. Custa-me que essas pessoas tenham sempre assumido que determinados erros foram/são falhas de carácter em vez de consequências de situações vividas anteriormente. É ... injusto e desilude muito.

Por outro lado, é engraçado perceber que esses mesmos erros, cometidos pelas pessoas que os criticaram, têm um impacto ainda maior em nós do que a critica em si. Torna-nos mais "sábios" a nós, e mais humildes a quem criticou e depois fez igual.  

E também é interessante sentir que nunca mais queremos viver situações sequer parecidas, porque começam a ser repetições a mais: quando o trauma se deu, quando a reacção consequente aconteceu, quando veio a critica destrutiva e, depois, a repetição por parte dos críticos. E o desagrado aliado à saturação sé dá origem a ... caos. E o caos só aumenta o nosso pavor a situações parecidas que possam surgir, logo acaba por funcionar como bola de neve e atormenta-nos a vida toda. 

Enfim ... não podia ter escrito nada mais abstracto, não é? Mas também não vou simplificar. Se der um exemplo vou associar sempre esta "moral" a uma só história e preciso que ela se possa aplicar a várias outras (e lembro-me de tantas, neste preciso momento).



Beijinho e boa noite. Saudades de casa * Até já.

Sem comentários:

Enviar um comentário